Wednesday, February 8, 2017

Quando ela pede um sutiã

“Eu posso ter um sutiã?” Quase caí do sofá com a pergunta da Gigi.

De frente ao meu espanto, a minha menininha, que ainda nem completou 8 anos, continou com um sorriso atravessado: “Minhas amigas já usam”.

É verdade que meninas dessa idade já precisam ou desejam usar sutiã.

A peça tem como função melhorar o suporte e impedir que a mama seja enxergada. Logo, seu uso se faz necessário normalmente dos 8,5 aos 10,5 anos, o que significa cerca de 1,5 ano antes da primeira menstruação.

Segundo especialistas, se uma menina mais nova sente a obrigação de usar a peça sem o aparecimento da mama pode significar pode ser que ela esteja indicando um desejo de parecer mais velha, mais bonita e se comparar à mãe.

No caso da Gigi, acho que a iniciativa partiu da vontade de ficar igual às amigas.

Por outro lado, a criança pode estar passando por um conflito de querer esconder seu corpo para não atrair olhares, por exemplo. A escolha pode ainda pode estar relacionada às pressões sociais e até religiosas do meio em que a criança está inserida.

Nesse sentido, o mundo da moda aparece como vilão. Na Inglaterra, por exemplo, uma loja foi intensamente criticada por vender sutiãs com bojo para meninas a partir de 8 anos. Os modelos são projetados para dar a aparência de seios desenvolvidos para meninas pré-adolescentes e vendem como água.

É Gigi, ainda vamos conversar mais sobre isso e se o desejo permanecer... compramos um para experimentar. Por que não?

Afinal, pediatras afirmam que o uso do sutiã não causa uma alteração no desenvolvimento do corpo desde que o adulto fique atento para que a brincadeira não antecipe conflitos da adolescência nem traga sensação de que o uso da peça é obrigatório.

Mas sem bojo e sem pressão.

No comments:

Post a Comment