Gigi adora assistir e gravar vídeos no TikTok. Hoje, quando chegou da escola, e como é de costume, não demorou muito para pegar o celular para “brincar” no aplicativo, mas teve uma surpresa. As publicações desapareceram.
E isso não aconteceu só com ela. Todas as publicações de crianças foram excluídas após uma exigência da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) que encontrou evidências de que o aplicativo chinês viola leis de privacidade de crianças do país americano.
A partir desta quarta-feira, 27, todos os usuários do TikTok têm que verificar sua idade no aplicativo e menores de 13 anos são direcionados para uma plataforma diferente, mais restritiva, que tem maior proteção de dados pessoais e não permite que as crianças publiquem vídeos no aplicativo. Isso significa que elas só podem curtir os conteúdos e seguirem usuários.
O aplicativo chinês também foi multado em US$ 5,7 milhões por ter coletado dados sensíveis de menores de 13 anos, como e-mail e localização, sem o consentimento dos pais, o que é proibido pela lei americana.
Segundo o órgão federal, o processo começou desde a época do Musical.ly, que foi encerrado em 2018 e a base de usuários dele foi transferida para o TikTok, e já violava a legislação de privacidade de crianças.
Para se inscrever no app, é necessário um endereço de e-mail, número de telefone, nome e sobrenome, uma pequena biografia e uma foto de perfil, informações que podem ser vistas por outros usuários da plataforma.
Além disso, até outubro de 2016 o Musical.ly (TikTok) usava dados de geolocalização para sugerir aos usuários perfis próximos a eles e as autoridades afirmam que os adultos usavam o aplicativo para falar com crianças.
O combinado aqui em casa era sempre me mostrar os vídeos antes de postar e assegurar que não houvesse qualquer indício da localização, como o nome da rua, por exemplo. Mas hoje vi que isso não era suficiente.
Agora, Gigi vai ter que esperar três anos e dois meses. Para ela parece uma eternidade. Para mim, é rápido demais.
Curiosidade: O Tik Tok foi o quarto aplicativo fora da categoria de jogo mais baixado em 2018, ficando atrás apenas do WhatsApp, do Facebook Messenger e do Facebook. De acordo com a pesquisa, o aplicativo chinês teve um bilhão de downloads em 2018, 663 milhões só no ano passado.
No comments:
Post a Comment