Segundo especialistas, a visita foi tardia porque a consulta deve acontecer logo que apareça o primeiro dentinho por volta dos seis meses.
O conselho vale especialmente para os pais de primeira viagem para garantir que o bebê tenha uma boa higiene e evitar o aparecimento de cáries ainda no primeiro ano de vida.
Se por um lado a inexperiência me leva a falhar, por outro me deixa mais cautelosa. Eu procurei por um bom profissional no site da Associação de Dentistas de Massachusetts e li ótimas referências sobre uma dentista de Somerville, a doutora Lina Al-Aswada.
Depois de marcar a consulta, comecei a preparar a Gigi. Assistimos a desenhos animados em que os personagens iam ao dentista e ela começou a contar os dias para chegar a vez dela.
Já no consultório, Gigi só queria saber de abrir a boca: “Mamãe, quero abrir a boca”, dizia enquanto
fechava os olhos.
Na sala de espera, os brinquedos a distraíram até que a dentista chegou. A simpatia e o carisma da doutora Lina não foram suficientes para conter as lágrimas e os gritos da minha pequena que se assustou com os óculos e aparência exótica daquela mulher grande.
Para tentar amenizar o clima angustiante, fomos escolher um filme na videoteca da clínica e sentamos na cadeira do consultório para assistir o Shreck, um dos nossos personagens prediletos.
Gigi se acalmou, mas continuou desconfiada e quando começou o exame a pequena não poupou os gritos.
A missão de segurá-la coube a mim e Gigi apelou para o papai socorrê-la. Mas ele a decepcionou ao incentivá-la a aguentar até o final.
Ah, Gigi escandalosa! “Os seus dentinhos são lindos e a escovação está muito boa”, elogiou a dentista. “Eu só quero contar os seus dentinhos”, completou.
Depois da limpeza e de aplicar o flúor, Gigi foi liberada e correu para o colo do papai enquanto mamãe conversava com a doutora Lina.
A dentista explicou que a escovação deve continuar pelo menos duas vezes ao dia e nada de mamar e ir dormir sem escovar os dentes. “Se ela já estiver muito sonolenta, a faça beber bastante água”, indicou.
Ela também reforçou que a ingestão de doces e sucos deve ser evitada. “Prefira água. Já o suco e o leite devem ser dados em copos normais ou com canudos, nunca naqueles [copos] de bico que favorecem o aparecimento de cáries”.
Outra dica é que “as escovas de dente devem ser específicas para a idade e a pasta dental deve ter flúor”. De acordo com a dentista, essa indicação é ainda mais importante para quem só ingere água mineral e fica carente da substância encontrada na água corrente.
A doutora Lina deu nota dez para os dentinhos da minha pequena e também para o talento para artes dramáticas que agitou o consultório naquela quarta-feira.
A próxima visita será em seis meses para outra limpeza. Até lá, vamos cuidar bem dos dentinhos de leite da Gigi e garantir uma boca saudável para quando os permanentes chegarem.
No comments:
Post a Comment