Sunday, December 11, 2011

Vamos brincar de clean up?

Chegar em casa com a Gigi depois de um dia de trabalho é uma delícia e sinônimo de muita bagunça. Eu estou cheia de saudades da minha pequena e ela está morrendo de vontade de brincar com as coisinhas dela. 

Enquanto eu faço o jantar, ela espalha as loucinhas, os jogos e as bonecas pela casa toda. Eu fico espantada como os brinquedos podem se multiplicar em duas horas. 

Sem a ajuda da vovó nem da “secretária do lar”, comum no Brasil e artigo de luxo por aqui, investi na leitura para encontrar uma solução para facilitar a minha vida. Segundo o livro "A Idade da Decolagem - Como educar seu filho de 0 a 6 anos", de Ricardo Regidor e Elena López, a melhor opção é ensinar ao pequeno - com muita paciência e bom humor - a brincar de ordem. 

Eles sugerem tornar essa atividade lúdica e criativa ao organizar, por exemplo, os brinquedos por cores em um dia e por tamanhos no outro. 

Por outro lado, os autores reconhecem que deixar para fazer isso lá pelas 21 horas fica muito mais complicado e esse é o nosso caso. A danada da Gigi já está esgotada e diz que não vai fazer clean up porque o monstro é responsável pela bagunça: “Foi o monstro. A mamãe dele já [o] levou embora pela orelha,” me avisa. 

Se a imaginação da Gigi a ajuda, o meu bom exemplo deve agir ao meu favor. Pelo menos é o que a pedagoga Débora Beni diz ao lembrar que a criança imita o adulto. 

“Deve-se começar a ensinar desde pequeno. Dê exemplos baseados na sua rotina, como você costuma arrumar a cama, guardar a roupa no armário, guardar os sapatos na sapateira. E quando menos esperar ela estará arrumando seu quarto, organizando o seu espaço”, observa. 

Além disso, Débora aconselha os pais a incentivarem as crianças a guardar e não pegar os brinquedos para arrumar tudo rapidamente e pronto. 

“A criança deve participar. Meu filho, vamos arrumar os brinquedos? Coloca esta peça aqui nesta caixa, pega aquele carrinho e vamos colocar na prateleira, está na hora de guardar,” explica. 

A pedagoga afirma que aos poucos a criança vai se acostumando a guardar os seus brinquedos. Por isso, eu insisto que Gigi me ajude a organizar as coisas mesmo na corrida contra o ponteiro do relógio das 22 horas. Vale até brincar de Cinderela.

Sunday, December 4, 2011

Gigi pedala pela primeira vez

A minha Gigi vence a barreira das pernas curtas e com as pontas dos pés pedala pela primeira vez a sua motoca. Há dias da chegada do frio para valer, a pequena ciclista dá suas voltas na rua de casa. Mamãe nem precisa empurrar e nós curtimos juntas mais essa vitória. Go Gigi!